Na noite da próxima quarta-feira, na oval de Michigan, corre-se a derradeira prova do Nascar Trucks e, nessas 50 voltas, decide-se também o campeonato, numa luta a quatro, entre José Maria Bastos, Luis Filipe Ferreira, Carlos Barbosa e, Miguel Afonso Lopes.
A vitória de Carlos Barbosa em Daytona, à frente de Luis Filipe Ferreira e Miguel Lopes, em conjunto com a desistência de José M. Bastos, fez com que a prova de Michigan, seja quase, um tudo ou nada.
É que, no campeonato, os dois primeiros classificados, estão separados por um ponto e, terceiro e quarto, empatados, a apenas oito pontos da liderança de José Maria Bastos.
Por isso, a quinta e derradeira jornada do Nascar Trucks, tem tudo para prender a atenção, da prime ...
Na Superspeedway de Daytona, a única garantia que existe, é que tudo pode acontecer. E, o tudo, é mesmo tudo!
Daytona, parece fácil. Afinal, não é preciso travar, é uma oval simples, sem grandes segredos, onde, quando se está sozinho ... ou quase, tudo acontece, de acelerador bem no fundo.
O problema, é que em Daytona, as facilidades terminam, logo que passam a existir carros á volta.
A partir daí, é uma experiência única, num misto de muita velocidade, muita tensão, super concentração, extra adrenalina, onde do nada, se constroem vitórias e do nada, se perdem vitórias certas.
A corrida da semana passada, na roval de Charlotte, trouxe um novo nome às vitórias na Nasc ...
Quando em 2018, a Nascar, resolveu substituir a segunda visita anual à oval de Charlotte, por uma corrida no traçado "road course" do mesmo circuito, muitos pensaram, que ia ser uma aposta perdida e, foi-o mas, apenas para quem pensou desse modo, pois as provas aí realizadas, revelarão-se um pleno sucesso.
Muito embora, as Truk não visitem a versão Roval do Circuito de Charlotte, as particularidades do calendário do Nascar Trucks, "obrigam" a que, para que exista uma prova num circuito tradicional (e, ela existe no calendário real das Truck), ela tenha de acontecer, quase obrigatóriamente, na Roval.
As duas vitórias de José Maria Bastos, em duas corridas realizadas, colocam o piloto na liderança do campeonato, já ...
A estreia da Nascar Trucks, no circuito de Charlotte, para além de consagrar José Bastos no lugar mais alto do Pódium, seguido por Luis Filipe Ferreira e Ruben Lourenço, comprovou também, uma série de verdades.
Em primeiro lugar, que afinal, existem em Portugal, pilotos de Nascar.
Depois, que uma corrida em ovais, obriga a muito mais, do que um simples virar sempre à esquerda, com a corrida de estreia, a obrigar todos a uma cuidada utilização do acelerador, a uma muito cuidada utilização do volante e, a uma, também, muito cuidada gestão do tráfego em pista.
Também, mais uma vez se verificou, que nada está realmente decidido, até que surja a bandeira de xadrez, com as voltas finais a ...
Ao contrário do sucedido na prova da semana passada da Nascar Trucks que, muito mais, do que uma corrida, foi uma sessão de teste,a corrida desta semana, é a sério.
Quer isso dizer, que não vão existir benesses, carros auto-reparáveis, explicações de regulamentos e que, principalmente, já vai existir vencedor e pódium final, bem como, atribuição de pontos.
Na oval de Chalotte, numa prova nocturna, a obrigação de apresentar serviço e a tensão de primeira prova válida para o campeonato, vão tornar tudo ainda mais dificil, principalmente, para todos aqueles, que estão em tempo de estreia no mundo da Nasc ...
Durante as próximas seis semanas, sempre nas noite de quarta-feira, na R4, o tema volta a ser, o virar, quase exclusivamente, à esquerda, com o Nascar Trucks.
Apesar das corridas em ovais, não serem uma novidade na R4, o campeonato, tráz no entanto, dois factos novos. Em primeiro lugar, o simulador, com a utilização do iRacing e, em segundo lugar, com a escolha das Trucks, as conhecidas pick up ou camionetas, para a realização de um campeonato de cinco eventos.
Condicionado, pelo "dever", de utilização exclusiva, de conteúdo base do iRacing, o Nascar Trucks, vai ter as suas provas distribuidas, principalmente, por ovais mas, com a inevit ...
A segunda vitória de Carlos Carvalho, acompanhado no Pódium de Charlotte por Pedro Costa e Pedro Tendinha, aliado a um quarto lugar de Beto Belo e um Sexto de Miguel Cabral, decidiu definitivamente, os protagonistas da luta pelo campeonato e, por acréscimo, os principais focos de atenção, na corrida de amanhã, em Miami.
Com a vantagem a pertencer agora a Carlos Carvalho, Beto Belo (a 2 pontos) e, Miguel Cabral (a 15 pontos), são os únicos pilotos a poderem destronar o campeão de 2017 da posição que ocupa, sendo os 42 pontos, máximo, em disputa, o possivel passaporte para a vitória no StockCar 2017.
Atrás deles e, ainda com possibilidade de um lugar no Pódiu ...
Matemáticamente, quando faltam duas provas para o final do StocKcar 2017, nove pilotos, ainda estão dentro do grupo, de onde irá sair o campeão deste ano: Beto Belo, Carlos Carvalho, Miguel Cabral, Plácido Coimbra, Bruno Rebelo, Filipe Gordinho, Marco Preda, Pedro Tendinha e, Marco Félix, são os pilotos envolvidos nessa disputa, muito embora, realisticamente, os grandes candidatos ao cepto final, mercê, principalmente, dos pontos já conquistados, sejam os cinco primeiros nomes dessa lista.
A semana passada, em Sonoma, Carlos Carvalho, conseguiu ... finalmente ... uma vitória, que já poderia ter acontecido em corridas anteriores, sendo acompanhado no pódium final por Beto Belo e Miguel Cabral, com os três pilotos, desse modo, a reforçarem as suas posições no campeonato.
Nem a vitória de Marco Félix, nem a segunda e a terceira posição de Plácido Coimbra e de Miguel Carvalho, foram suficientes, para uma alteração profunda na tabela de classificação do StockCar 2017.
E, será de entre os oito primeiros classificados dessa lista, onde Beto Belo continua a liderar, agora com uma vantagem de 4 pontos sobre Carlos Carvalho, 10 sobre Miguel Cabral, 19 sobre Filipe Gordinho, 20 sobre Plácido Coimbra, 21 sobre Marco Preda, 35 sobre Bruno Rebelo e, 38 sobre Marco Félix, que vai sair o nome do vencedor do campeonato deste ano.
Amanhã, em Sonoma, no outro traçado com curvas para a direita e para a esquerda (quer no calaendá ...
Após a vitória de Carlos Carvalho em Richmond, onde foi secundado por Miguel Cabral e Marco Félix, apenas um ponto separa o ainda lider do Stockcar 2017, Beto Belo, do mais recente vencedor de uma prova e, ainda, campeão em título.
A quatro provas do final do campeonato e, sabendo-se que cada prova oferece ao vencedor 40 pontos, fácilmente se percebe que bastará um pequeno deslize, para que uma excelente posição actual depressa se torne num tormento para qualquer piloto. Isto porque, a diferença entre Beto Belo e, por exemplo Pedro Costa, o actual 10º classificado, é de apenas 56 pontos, levando a que a luta por qualquer posição na tabela classificativa do SC 2017, esteja completamente ...