A partir das 16h de amanhã, regressam as aventuras e desventuras dos ralis à Rquatro, com o arranque da quinta prova do campeonato, o Rali da Grécia que, à falta de uma prova de cariz nacional no caalendário, se torna, numa espécie de Rali de Portugal, no CVR8.
Como sempre ... ou quase, com o brilhante sol grego a receber os participantes e a promover um rali, tradicionalmente, super competitivo e repleto de lutas, desta vez, com todas as equipas, a bordo do Citroen C3 R5.
Lutas essas que, cada vez mais, para o titulo absoluto no CVR8, parecem ser um assunto entre, João Moutinho e Pedro Alves e, Orlando Mateus e Paulo Ribeiro com a particularidade de, em qualquer um dos casos, esta poder ser a estreia vitoriosa no lugar mais alto do Pódium final .... pelo menos, ...
A partir de amanhã e, até sábado dia 22, na Rquatro, vão ser duas semanas de rali. Duas semanas, na única prova verdadeiramente em asfalto, do Campeonato Virtual de Ralis, o Rali da Alemanha.
Mas, atendendo à previsão meteorológica da prova, isso não significa, aderência excelente nem, muito menos, pisos limpos e em condições optimas, pelo menos, durante a etapa inicial.
Com três provas disputadas, João Moutinho/Pedro Alves, lideram a edição de 2023 do CVR, com escassos três pontos de vantagem sobre Orlando Mateus/Paulo Ribeiro e dezoito sobre Luis Areal/Tiago Dias, os restantes ocupantes do Pódium actual.
Por isso, com tanto em jogo, a competição promete, tanto em inte ...
A próxima prova do CVR8, a terceira, vai ter direito, a tudo aquilo que se espera ... para o mal de alguns, de um rali disputado nesta altura do ano, em Gales, Inglaterra: chuva, chuva, mais chuva, lama, pisos escorregadios e, eventualmente, mas quase de certeza, muitas surpresas menos agradáveis.
Após duas provas, João Moutinho/Pedro Alves lideram a classificação, seguidos a onze pontos e, empatados na segunda posição, por Luis Areal/Tiago Dias e, Orlando Mateus/Paulo Ribeiro.
No Top 5, surgem ainda, Fernando Madureira Marques/Ivo Machado, já a 25 pontos de diferença e, Luis Oliveira/Carlos Marques.
Numa prova, que se adivinha, bastante complicada e replecta de momentos "únicos", o Rali de Gales, arranca amanhã e, ma ...
No Rali de Monte Carlo, primeira prova do CVR8, João Moutinho/Guilherme Oliveira, Fernando Madureira Marques/Ivo Machado e, Luis Areal/Tiago Dias, dominaram, ocuparam por essa ordem, o Pódium do rali e, por inerência, as três primeiras posições do campeonato.
Mas, nas estradas suecas, onde a neve e, o gelo, são uma constante do percurso, a história final, pode ser bem diferente
Semelhante ao Monte Carlo, certamente, vai ser a luta constante por posições, os momentos quentes, acrescidos desta vez, pelas enormes surpresas, que os muros de neve conseguem oferecer e, quem sabe, mais uma vez, a necessidade de se aguardar pelo final da derradeira classificativa, para que tudo fique definido na classificação final.
E, tal como vem sendo um hábito, o fim da competição, real, no Rali de Monte Carlo, é o prenuncio, para o inicio de mais uma edição, do Campeonato Virtual de Ralis, a oitava, nas mesmas estradas ... ou quase ... num evento, que abre as hostilidades, para as seis provas que se seguirão.
Nesta edição do CVR, no modo mais igualitário possivel, cada prova, terá um carro atribuido, da categoria R5 e, para além, de todas as equipas participantes, utilizarem exclusivamente, o mesmo modelo de viatura, todas utilizarão, igualmente, o mesmo setup.
Assim, sem desculpas, arranca amanhã (e mantém-se activo durante as próximas duas semanas), a primeira prova do CVR8, o Rali de Monte Carlo, com todos participantes, a bordo de um Peug ...
E, aquilo que começou, em 1916, como um percurso totalmente em terra e, onde a fama e o prestigio, foram estabelecidos, acabou, inevitávelmente, em 2012, com os 19,9 kms do traçado, a ficarem totalmente cobertos de asfalto.
Mesmo com essa alteração, o carisma manteve-se e o desafio da corrida até às nuvens continuou a motivar a presença, ano após ano, de grandes marcas e grandes nomes do automobilismo.
Em 2013, a Peugeot, regressou a Pikes Peak com um muito especial 208 T16, entregue a Sebastien Loeb, conquistando logo à primeira, uma expressiva vitória.
E, vai ser na versão 100% asfalto, com o Peugeot 208 T16, que o Desafio Pikes Peak, com Luis Maria Lisboa, no comando das classificações, vai enfrentar as suas ult ...
Após ser derrotada pela Audi em 1987, a Peugeot, regressou a Pikes Peak no ano seguinte, com com um carro novo, o 405 T16, construido a pensar no desafio dos quase 20 kms, do percurso da Corrida para as Nuvens.
O resultado dessa aposta, foram duas vitórias, a primeira, no ano de estreia, em 1988, com Ari Vatanen (dando origem a algumas das mais famosas imagens da rampa americana) e, a segunda, no ano seguinte, com Robby Unser.
A partir de amanhã, na Rquatro, o Desafio Pikes Peak está de regresso, para a sua segunda fase, com duas "pequenas .... grandes" imprecisões históricas: piso misto (que só começou a tornar-se uma realidade em 2002) e, a utilização de uma caixa de velocidades sequêncial.
Tal como habitualmente, todas as provas são tran ...
20 kms, num percurso de terra, serra acima, com curvas para todos os gostos, num Audi Quattro S1, sempre, com o precipicio bem perto, são a tarefa que aguarda os participantes, na primeira parte, do Desafio Pikes Peak, na Rquatro.
Criada em 1916, como forma de promoção, para as visitas ao cume da montanha de Pikes Peak, a "Corrida às Nuvens", desde o inicio, se estabeleceu, como um desafio único e empolgante, conquistando mais tarde, em 1984, com a primeira das vitórias de Michele Mouton, em Audo Quattro, a fama e o reconhecimento internacional.
1986 e 1987, foram os anos do Audi Quattro S1, versão Pikes Peak, com vitórias, primeiro de Bobby Unser e depois, de Walter Rohrl, que encerrava assim, as participações oficiais da marca alemã, na rampa do Colorado.
O Rali de Espanha, sétima e última jornada do Campeonato Virtual de Ralis, vai ser a prova de todas as decisões.
Para a vitória final no CVR7, Pedro Alves/João Moutinho, partem com uma vantagem de sete pontos sobre Orlando Mateus/Paulo Ribeiro e, com uma vantagem sobre as restantantes equipas, que lhes permite, desde logo, saberem que em nenhuma situação, irão ficar abaixo da segunda posição final.
Mais atrás, na luta pelo lugar mais baixo do Pódium final, as coisas, estão ainda mais animadas.
João Moutinho/Manuel Alves, Fernando Madureira Marques/Ivo Machado e, João Peixoto/Luis Oliveira, estão separados por cinco pontos, com as duas ultimas equipas, a terem apenas um ponto de diferença entre si.
Após um intervalo entre provas, um pouco mais extenso, o Campeonato Virtual de Ralis, regressa ao activo, amanhã, para a disputa da penultima prova do campeonato, o Rali da Polónia.
Com Pedro Alves e João Moutinho e, Orlando Mateus e Paulo Ribeiro, a manterem a disputa pelo topo da classificação, a luta pelo degrau mais baixo do Pódium final do campeonato, está ainda mais acesa, com tão só 3 pontos, a separarem João Moutinho/Manuel Alves de Fernando Madureira Marques/Ivo Machado e de João Peixoto/Luis Oliveira.
... sem esquecer que, a apenas 11 pontos, já surgem uns apressados, Luis Maria Lisboa e Luis Lisboa.
Em classificativas nunca antes utilizadas no Campeonato Virtual de Ralis, o Rali da Polónia, com uma meteorologia repa ...