Durante as próximas seis semanas, sempre nas noite de quarta-feira, na R4, o tema volta a ser, o virar, quase exclusivamente, à esquerda, com o Nascar Trucks.
Apesar das corridas em ovais, não serem uma novidade na R4, o campeonato, tráz no entanto, dois factos novos. Em primeiro lugar, o simulador, com a utilização do iRacing e, em segundo lugar, com a escolha das Trucks, as conhecidas pick up ou camionetas, para a realização de um campeonato de cinco eventos.
Condicionado, pelo "dever", de utilização exclusiva, de conteúdo base do iRacing, o Nascar Trucks, vai ter as suas provas distribuidas, principalmente, por ovais mas, com a inevitável visita ao traçado ... mais convencional, de Charlotte, equilibrando não só os diferentes gostos de cada piloto mas, emulando também, algo que é uma característica dos campeonatos, reais, da Nascar.
Esta semana, no entanto, nada, é ainda a sério. Na oval do Texas Motor Speedway, tem lugar "apenas", uma prova de teste.
Como, a maior parte dos inscritos, vai fazer a estreia em provas "mais a sério" da categoria, o objectivo da prova 0 do Nascar Trucks, passa por que todos se habituem aos procedimentos de partida, de bandeiras amarelas, de paragem nas boxes, de tráfego, de desgaste de pneus, de penalizações, para além, é claro, do que é necessário, para pilotar uma Truck da Nascar.
É que, ao contrário do que comummente se pensa, correr em ovais, é bem mais complicado e exigente, do que apenas, o pé no fundo e o virar à esquerda.
Uma certeza, só ao alcance, de quem já se aventurou no dificil mundo da Nascar e, com lições, para todas as outras categorias dos desportos motorizados.
Depois, a partir da prova 1, também com transmissão em directo, no canal de Youtube da Esports SimRacing.