Mais uma vez, os GT, sem grandes modificações "especiais de corrida", voltam a marcar uma noite de sexta-feira.
Em Watkins Glen e, em Lime Rock Park, os modernos GT do Speed World GT Challenge e, os GT mais antigos do FIA GTC-65, respectivamente, voltam a demonstrar que, apesar da diferença de idades, o espirito e o objectivo, se tem mantido inalterado no que toca à pilotagem em pista.
Mais uma sexta à noite e, mais uma série dupla de Fun races.
Primeiro com os clássicos do FIA TC 65, em Knockhill, na Escócia e, logo de seguida, os GT dos tempos modernos, em Mosport, no Canada.
Duas épocas de automóveis bem diferentes, dois espiritos de competição também diferentes mas,ambos com a mesma vontade de fazer mais, melhor ...................e mais rápido.
Potência, é algo que não vai faltar, na noite da próxima sexta-feira.
Primeiro, com os GT actuais do Speed World GT Challenge, em Road America, Elkhart Lake, E.U.A. e, depois, num salto aos herois do passado, uma visita a Anderstorp, na Suécia, com os Porsche, Ford, BMW, Chevrolet e, De Tomaso, entre outros, do Fia GTC-76.
Ou seja, o mesmo estilo de carros, o mesmo espririto de corridas mas, separados por 30 anos de evolução, no que toca a suspensões, travões e mecânica de um modo geral.
Se existe caracteristica que apaixona no mundo dos desportos motorizados, ela é, sem dúvida, a dos sons dos automóveis e, sons de motores potentes é coisa que não falta nos clássicos do GTL e nos gt's do NAGT.
O Speed World Challenge GT, é uma categoria americana, reservada a GT's e a alguns carros de turismo, suficientemente alterados e equilibrados para competirem em conjunto mas, que na sua filosofia, se aproxima bastante dos regulamentos do Fia GT3.
Com uma grelha de Corvette's, Viper's, Porsche, Mustang, Aston-Martin, Cadillac e Volvo, diversidade e animação, é algo sempre presente nas provas do campeonato, recriado na versão de 2006 ...
Aproveitando o fim-de-semana de corridas no Circuito da Boavista, dedicado principalmente, às viaturas clássicas, os carros do FIA TC-65, vão fazer a sua estreia nas Funx2, das noite de sexta-feira.
Os Turismos construidos até 1965, não são novidade na R4, sendo bem conhecidas as suas actuações nos campeonatos de GTL ou em Fun Races do Power & Glory e, se pensar que, não passam de uns carros velhos e sem grande interesse, o minimo que se pode dizer é que, não pode haver pensamento mais errado.
Quanto aos Formula 3, a prova de Brands Hatch, vai marcar o fim desta sua série de corridas.
Em fim-de-semana de corridas no Circuito da Boavista e, com presença dos Seat Leon Supercopa, era inevitável que a Fun Race desta semana, visitasse o circuito do Porto.
Por seu lado, os Formula 3, também não se livram de um circuito citadino e, vão de visita ao circuito da Taça do Mundo de F3, em Macau.
Em qualquer um dos casos, vão ser corridas duras, onde termina-las, já ai ser um feito do qual nem todos se vão poder gabar......mas sempre, com muita Fun.
Continuando a passagem por estas duas formas de promoção e formação de novos pilotos, as Fun Races das noites de sexta, mantêem-se animadas como sempre.
Primeiro, com os Leon Supercopa, em Italia, na pista de Vallelunga, para depois se rumar, a Inglaterra e, em Silverstone, se fazer um reconhecimento à pista do próximo Grande Prémio de f1.
Ok, é verdade. Não é uma novidade dupla. São apenas os Seat Leon Supercopa, que vão ganhando terreno um pouco por toda a Europa, em diversos troféus nacionais, a fazerem a sua chegada às Funx2 das noites de sexta.
Os Leon Supercopa, são uns verdadeiros carros de competição, com um motor de 2000cc, turbocomprimido, capaz de debitar 300cv e, de o levar a ombrear com os melhores s2000, quando correm extra-troféu, nas provas de turismo, como é o caso em Portugal. Para além desse super-motor, como não estão limitados ao regulamento do wtcc, estes Leon, estão ainda equipados de um spoiler frontal e de um difusor traseiro, que fazem maravilhas na sua estabilidade e facilidade de pilo ...
Uma sexta à noite, dois simuladores, duas categorias e, 3 corridas, pela madrugada dentro.
Nos Stockcar Light, continua descoberta de uma competição brasileira, de carros todos iguais, onde apenas o aspecto, é de um bem conhecido Opel Astra.
Em Curitiba, depois da estreia em em Interlagos, a luta volta a acontecer até à ultima curva.
Na Formula 3, categoria de iniciação "quase obrigatória", para os futuros campeões das pistas, a visita, é a Zandvoort, na Holanda, pista onde é disputada a prova mais importante da categoria na Europa: o F3 Masters.