A duas provas do final do Touring Cars 2013, é com o campeonato à procura do vencedor que, Miguel Neto, Rafael Lobato e Marco Félix, secundados pelo restante pelotão, chegam à China, para a disputa das corridas vinte e sete e vinte e oito do calendário.
E, será nessa luta a três, com "intromissão", principalmente, de Markes Mendes, André Caiado, Duarte Lopes, Paulo Tempera, Diogo Silva e Diogo Lopes, que estará centrada toda a atenção, bem como, quase todas as incidências, lutas e jogadas das treze voltas de cada uma das duas corridas.
Mas, a décima quarta prova do TC 13, não se fica pelas lutas para o campeonato de pilotos. Na classifica&cc ...
O mitico circuito de Spa-Francorchamps, na Belgica, na região das Ardenas, local de peregrinação de quase todas as categorias de desportos motorizados, com uma única passagem do WTCC pela pista, está longe de ter uma tradição no campeonato ... algo que, a ter em conta as intenções de calendário para 2014, estará prestes a mudar.
Apesar disso mas, também por isso mesmo e, aproveitando o intervalo entre as provas de Suzuka e Shangai, o TC 2013 vai prolongar a luta, principalmente, entre Miguel Neto, Marco Félix, Rafael Lobato, Markes Mendes e Duarte Lopes, nesse local único, marcado, tanto pelas inumeras batalhas em pista como, infelizmente, pelas inumeras batalhas durante as duas guerras mundiais.
É, com os campeonatos de pilotos e de equipas, em verdadeira polvorosa, que o Touring Cars 2013 chega ao circuito de Istambul, a décima segunda prova do calendário de quinze.
Se, à partida de Suzuka, as possibilidades de vitória no TC 2013, se resumiam a Miguel Neto, Marco Félix, Rafael Lobato e Markes Mendes, após as vitórias de Duarte Lopes e Markes Mendes no Japão, nada se alterou .... a não ser, com o aproximar de Lobato e Mendes dos dois primeiros lugares da classificação e, com o ligeiro avanço conseguido por Neto sobre Félix.
Com todas essas movimentações e, a necessidade crescente, principalmente dos quatro primeiros classificados na tabe ...
Foram necessárias dezoito corridas e nove circuitos, para que o Touring Cars 2013 tivesse a sua primeira mudança de lider. Após Sonoma e, partindo de uma situação de liderança repartida com Marco Félix (o comandante do campeonato desde a prova inaugural em Monza), Miguel Neto conseguiu, embora por apenas um ponto, colocar-se no, tão desejado, comando das operações do TC 2013.
Mas, Sonoma, não foi benéfica, apenas para o piloto do Chevrolet da EKT/Simracing Portugal ... aliás, para Neto e Félix, o traçado americano, esteve longe de corresponder "à normalidade" ...
Na verdade, os verdadeiros vencedores, para além da dupla vitóri ...
Pausa de Verão terminada, forças e motivação carregadas de novo alento e vontade de vencer no reinicio do Touring Cars 2013, já na próxima terça-feira, no circuito de Sonoma, nos Estados Unidos da América.
Nos 4032 metros, do tortuoso e ondulante traçado situado às portas da cidade de S. Francisco, o retomar do TC assume particular importância para Marco Félix e Miguel Neto, os lideres conjuntos da classificação reservada a pilotos e, em condições normais, dadas as pontuações actuais, os únicos, juntamente com Rafael Lobato, em condições de lutarenm pelo titulo absoluto.
Mais, a seis provas do final, em Macau, os 31 pontos que ...
É, com o cheiro de férias à porta e, com Marco Félix e Miguel Neto, a continuarem a aumentar o avanço sobre Rafael Lobato, Markes Mendes, Duarte Lopes, bem como sobre o restante pelotão, que o Touring Cars chega a Curitiba e, se prepara para o habitual interregno de Agosto.
Na pista brasileira, este ano fora do calendário do WTCC mas, ainda no do TC, haverá ainda que prestar atenção ao campeonato de equipas, onde as diferenças de pontos no Top 5, entre a EKT-Endurance Karting Team, a ORM/Hotel Eden, a ORM / FelixCreationz, a EKT-Endurance Karting Team II e, a MR Corse, são minimas e, práticamente ao alcance de uma reviravolta total após as duas corridas de 14 voltas.
Enquanto o WTCC faz um intervalo, para o transporte de carros e material para a Argentina, onde será disputada a próxima prova do campeonato, a 4 de Agosto, o Touring Cars prosseegue em pista, desta vez, com visita ao circuito de Brno, na Républica Checa.
Tendo feito parte dos calendários do WTCC entre 2006 e 2011, o Automotodrom Brno é, por isso, um circuito bem conhecido dos "fanáticos" das corridas de turismos e, de uma maneira geral, de todos os pilotos do TC.
Com o Touring Cars, a duas provas do habitual intervalo de Verão e, com os dois primeiros classificados no campeonato de pilotos, Marco Félix e Miguel Neto, separados por escassos 5 pontos, Brno, que também marca a entrada na segunda met ...
É finalmente, na quinta edição do Touring Cars, que o campeonato faz a estreia no Circuito da Boavista. Se, nas edições de 2009 e 20011, o traçado, na versão 2007, foi julgado, não suficientemente seguro, para que as corridas, em modo online, pudessem decorrer sem grandes problemas, já nesta edição, fruto de algumas alterações ao traçado, o TC, vai mesmo à Boavista..... ainda que não em traçado actualizado.
No percurso desenhado nas ruas do Porto, como em todos os circuitos citadinos, a prova de cada piloto, vai estar tão dependente de si, como de tudo o que possa acontecer à sua volta, com problemas, despistes e incidências alheias a, não raras vezes, poderem por tudo ...
As corridas de Turismos, como as do WTCC e do Touring Cars, são conhecidas por serem duras e aguerridas, com tudo a decidir-se num espaço de 50 kms, em que os momentos guerra e de paz, acontecem quase sem aviso prévio.
Na próxima terça-feira, após as corridas do fim-de-semana do WTCC, o Touring Cars, vai estar no Moscow Raceway para, na sua dupla jornada, em igual extensão da prova real, os pilotos virtuais porem à prova o traçado dos arredores da capital russa e, mostrarem que cada vez menos aspectos, separam essas corridas das reais.
No TC 2013, após 10 corridas, em 5 circuitos diferentes, Marco Félix (BMW), mantém-se como o lider, mostrando que a máxima de que "grão a grã ...
Nas nona e décima corridas do Touring Cars 2013, no rápido circuito austriaco de Salzburgring, as velocidades elevadas .... mesmo muito elevadas, vão ser a nota dominante durante a quinta prova do campeonato.
E, nesse jogo, em que as voltas se cumprem, durante 80% da distância, com o acelerador a fundo, Chevrolets e Hondas, vão certamente ditar a lei dos cavalos e, disputar entre si, as honras do carro mais rápido que o vento.
Mas, por outro lado, como no Salzburgring, não existem só zonas muito rápidas, uma das incógnitas da prova, será a de avaliar até que ponto, BMWs e Fords conseguem argumentos para equilibrarem em pista, uma luta aparentemente desigu ...