Luis Moura e Matilde Barral, os vencedores de todas as provas do CVR S1600 disputadas até agora, estão a um muito pequeno passo, da conquista do campeonato, já nas estradas de asfalto do Rali do Japão e, ainda antes da derradeira prova, no gelo da Noruega.
A mudança de continente, da Europa para a Asia, apesar da manutenção do tipo de piso, traz um estilo de traçado completamente diferente.
No Rali do Japão, em estradas bem mais estreitas, bastante mais sinuosas e, com bastantes mais rails do que na Chéquia, nem tudo vai ser tão "simples". Vão existir dificuldades acrescidas, limites a absolulatemte a não cruzar e, riscos que talvez, valha a pena, nem tentar experimentar.
Na estrada entre 18 e 30 de Novembro, o Rali do Jap& ...
O Rali da Europa, na verdade, neste caso, disputado inteiramente, em estradas da Chéquia ( ... como se diz agora ...), marca a entrada do CVR S1600, na fase de pisos de asfalto do campeonato, algo que vai acontecer durante as próximas duas provas.
Para um carro da categoria S1600, onde tudo, práticamente, acontece na parte dianteira do carro, o asfalto, é o seu piso de eleição.
Nele, não existem (quase sempre) problemas com a tracção, com a travagem, nem com a aderência, que parece sempre maior que o esperado.
Após duas vitórias, tantas quantas as provas já realizadas, Luis Moura e Matilde Barral, partem como favoritos para mais esta etapa, muito embora, a saida dos pissos de terra, possa trazer novos adversários à dupla do ...
Daqui a pouco, a partir das 16h, está na estrada a segunda prova do CVR S1600, o Rali do Chile.
Depois da "limpeza" que Luis Moura e Matilde Barral, presentearam toda a oposição na Grécia, é lógico pensar, que o mesmo poderá voltar acontecer, no Chile, apesar da semelhança entre ralis, se manter apenas no tipo de piso porque, tudo o resto, é bem diverso.
Sem esquecer, obviamente, todos aqueles que se apresentaram na prova inaugural, com falta de treino e de experiência na pilotagem dos tracção à frente da classe S 1600, e que agora, com outra experiência, prometem uma outra animação e performance.
Na estrada até sábado dia 19 de Outubro, o Rali do Chile tem, como habitualmente, todas as provas tra ...
Amanhã, a partir das 16 horas e, até sábado dia 28, está na estrada, a primeira prova do CVRS1600, o Rali da Grécia.
Disputado em estreitas, sinuosas, traiçoeiras e desafiantes estradas de terra, a primeira prova do CVRS1600, tem tudo para ser um verdadeiro desafio para os "pequenos" Super 1600, com apenas tracção à frente mas, com um comportamento de verdadeiro carro de corrida e, um som "a sério", vão fazer as delicias de todos os participantes.
Para além da estreia dos carros, o CVRS1600, tem uma outra novidade: a não obrigatoriedade de existência de um navegador no carro.
Pela primeira vez em provas do CVR, os pilotos vão poder recorrer, caso desejem, aos navegadores do EA WRC e assim, dependerem ...
Com João Moutinho e Manuel Alves, já vencedores do CVR9, arranca amanhã, a ultima prova do campeonato, o Rali da Finlândia.
E, apesar de os vencedores absolutos já estarem encontrados, não vão faltar motivos de interesse, na disputa da 8ª prova do Campeonato Virtual de Ralis, principalmente, no que toca ao Top 5, onde tudo está em ebulição.
Na luta pelo 2º lugar, quer do campeonato de pilotos, quer do de navegadores, Afonso Queirós e Luis Moura, arrancam para a prova, com uma vantagem de apenas 1 ponto, sobre Fernando Madureira Marques e Ivo Machado, numa "guerra" que promete emoções bem fort ...
Após um loooonnngo, curto, intervalo, o Campeonato Virtual de Ralis, está de regresso, para a disputa da sua penultima prova, o Rali da Sardenha.
Na ilha italiana do Mediterrâneo, o CVR9, continua a ter nos pisos de terra, o seu terreno de eleição, com a grande diferença, em relação às provas anteriores, no mesmo tipo de superficie, de na Sardenha, tudo acontecer, como num "verdadeiro" rali em terra.
Com o aproximar do final do campeonato, as contas, começam também, a ter uma importãncia crescente na abordagem à prova, por parte de cada uma das equipas.
Na frente do CVR9, João Moutinho e Manuel Alves, têm nas montanhas da Sardenha, a possibilidade de resolverem o campeonato a seu favor ...
Ainda que, não utilizando, nenhum pedaço de estrada, percorrida pelo WRC ou até, por provas nacionais, a verdade é que, cada metro de classificativa portuguesa no EA Sports WRC, tem mesmo, o sabor, o aspecto, armadilhas e o tipo de pilotagem, bem caracterítico das estradas, com a marca de norte e centro de Portugal, associadas.
E, a batalha, promete ser dura. É que, aos já habituais Rally1, que inclusivé, cresceram de número na ultima prova disputada, vão-se juntar, pelo menos, mais dois, com pretensões a lutarem pelos lugares cimeiros da classificação final.
Nos Campeonatos, João Moutinho e Manuel Alves, continuam na liderança e, já com uma co ...
De amanhã, até sábado 4 de Maio, está na estrada, virtual, a quinta prova do Campeonato Virtual de Ralis, o Rali da Croácia.
Disputado integralmente, em rápidas estradas de asfalto, da zona montanhosa, bem próxima de Zagreb, o rali croata, é também, a prova que antecede a fase final do CVR9, com as três provas seguintes, a serem disputadas exclusivamente, em pisos de terra.
Após as vitórias nas últimas provas, João Moutinho e Manuel Alves, são os comandantes dos campeonatos de pilotos e navegadores, respectivamente, dispondo já, de um confortavel avanço sobre Fernando Madureira Marques e Ivo Machado, bem como, sobre Afonso Queirós e Luis Moura, sobre Luis Ol ...
Sem medo da vida selvagem nem de imprevistos, o pelotão do Campeonato Virtual de Ralis já está em Africa, com tudo preparado para o arranque do Rali do Quénia ou, como é mais próprio, o Safari.
Num percurso, completamente diferente, do habitual de um rali, em estilo europeu, onde tudo parece ... e, é ... mais próximo de uma prova de Todo-o-terreno, no Safari, há que saber moderar a velocidae, adapta-la às necessidades da estrada, saber onde e como atacar e, saber, principalmente, onde o rápido, é ser lento.
O CVR9, chega à sua quarta prova, de nove, com João Moutinho e Manuel Alves, no comando das classificações e, já com uma confortavel vantagem sobre Fernando Madureira Marques e Ivo Machado e, Afonso Queirós e Luis ...
A partir de amanhã e, até sábado dia 23, está na estrada a terceira prova do CVR9, o Rali da Catalunha.
Depois, da neve e gelo do Monte Carlo, da terra coberta por neve da Suécia, é chegada a hora, do primeiro rali "normal", com o rápido, liso, mas também bastante sinuoso, asfalto da Catalunha a fazer as honras de abertura das hostilidades.
Sem previsão de chuva, tudo aponta para uma prova bem disputada mas, onde o ritmo, quase infernal, de sucessão de direitas e esquerdas, pode vir a ser o maior adversário, tanto de pilotos, como de navegadores, principalmente, para aqueles, que vão fazer a estreia no campeonato.
Com dois ralis já disputados, João Moutinho, lidera o Campeonato de Pilotos, com Luis Areal, Afonso ...